Marketing de conteúdo, a grande chave para fazer sucesso na internet

  • 13 de fevereiro de 2017

A internet é hoje um dos maiores recursos da comunicação, auxilia na interação entre diversos públicos e como nunca, tem estreitado cada vez mais a relação entre cliente e empresa.
E se tratando de empresas e marcas, pode-se afirmar que cada uma delas, desde as mais novas até aquelas que estão no mercado há mais tempo, têm as mesmas chances de conseguir atenção na internet e atrair cada vez mais seguidores! As redes sociais são canais que proporcionam a todas as marcas anunciarem e conquistarem curtidas, comentários, melhor posicionamento e consequentemente, mais vendas para o negócio!

É de brilhar os olhos, não é?

Mas se todos têm o mesmo espaço e a mesma oportunidade, porque uma marca se sobressai à outra? É por causa do MARKETING DE CONTEÚDO! Isso mesmo! Hoje em dia, estima-se que 75% do público em geral diz não confiar em anúncios publicitários. Então o usuário não gosta de ficar vendo propaganda forçada, com interesse puro em vender ao invés de transmitir a ele informação, conhecimento e experiência.

O marketing de conteúdo trabalha para que o internauta veja aquela mensagem e pense: “nossa, gostei desse anúncio, vou procurar mais sobre essa marca”. Ou seja, o próprio usuário precisa decidir por conta própria se quer ou não conhecer sobre os produtos da marca. E pode ficar tranquilo: se ele gostar do conteúdo, ele não vai fugir! É natural que se afeiçoe à marca e busque se aproximar dela.

E agora que você sabe que o marketing de conteúdo é o segredo para atrair consumidores, como produzi-lo?

Bem, preciso te contar que não é uma tarefa tão fácil: em primeiro lugar, é preciso alinhar para que as estratégias de marketing se voltem para a produção de conteúdo, no sentido de educar o público e entregar um conteúdo que ensine algo.

A marca precisa conhecer muito sobre o seu público: saber quem é ele, do que gosta, qual idade tem, para onde costuma ir, que horas entra na Internet, qual linguagem fala e suas preferências. É como se fosse assim: se alguém te convida para ir num lugar, mas chegando lá você não encontra ninguém parecido com você e nem falam assuntos do seu interesse, acaba ficando aquela situação desagradável, sem muita comunicação. E na primeira oportunidade que tiver, você vai querer ir embora, não é verdade?

Com anúncios na internet acontece a mesma coisa: se a marca não acerta o mesmo tom de voz e os mesmos assuntos de interesse de seu público-alvo, ele não vai se interessar em ler, curtir, comentar, compartilhar com seus amigos etc. E você vai estar perdendo tempo e dinheiro à toa.

Entretanto, se essa mesma marca cria um conteúdo interessante, sobre um tema que seu público goste, é natural que ele interaja e faça questão de compartilhar isso com as pessoas da sua rede.  Ele também ficará ansioso esperando o próximo conteúdo e assim você consegue ter um público engajado, que vai se familiarizando cada vez mais à sua marca e estará mais propício a comprar seu produto ou serviço.

Ferramentas

As estratégias de marketing de conteúdo podem ser as mais diversas e você precisa usar da criatividade, de muito estudo e de escolher as ferramentas certas para entregar conteúdo ao cliente. Um ponto extremamente importante é sempre acompanhar a campanha e testar tudo! Se determinado post não deu resultado em 3 dias, por exemplo, você deve então criar outro porque aquele pode ter algum detalhe que o público não gostou.

Entre as ferramentas disponíveis para a marca se comunicar melhor com o usuário e obter posicionamento, podem ser citadas:

  • Blog
  • E-mail marketing
  • eBook
  • Webnário
  • Site
  • Redes sociais
  • SEO
  • Anúncio em sites de pesquisa
  • Landing Page
  • Automação de e-mail
  • Vídeo

Publicar conteúdo em apenas um canal não é suficiente, pois o usuário precisar ter a sua disposição diversos caminhos para chegar até a marca.

Frequência

Frequência é quantidade de vezes em que você publica conteúdo: tente criar um calendário de postagens e seguir à risca, pois assim o usuário se acostuma que todo dia “x” da semana ele encontra material novo sobre a marca.

Nunca abandone seu usuário: uma vez que ele vá até seu blog, por exemplo, esperando encontrar um post novo na semana, e não encontra, ele se decepciona e fica a muito próximo de deixar de acompanhar a marca.

Não tenha medo de se comunicar

Um dos objetivos do marketing de conteúdo é criar relacionamento entre usuário e marca, para assim ele se tornar um possível cliente. E nas redes sociais, por exemplo, esse usuário vem disposto a conversar com a marca de igual para igual: toda barreira deve ser quebrada! A marca precisa responder na linguagem dele, sem medo e sem dar a impressão de que tem um robô escrevendo.  Responda os comentários e mensagens de forma educada e leve, assim ele se sentirá mais à vontade para perguntar sobre o produto ou serviço e terá maior disposição para comprar.

Quero produzir marketing de conteúdo para a minha marca

Agora que você conheceu mais sobre a grande chave para fazer sucesso na Internet, nada de publicar somente propaganda, achar que dar “bom dia” ou “boa tarde” aos seguidores já basta ou que ficar compartilhando conteúdo de outras páginas vai satisfazer e fidelizar os usuários. Procure agora mesmo soluções para aproveitar as oportunidades de usar o marketing de conteúdo, e atrair cada vez mais pessoas engajadas para a sua marca.

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